Já ouviu falar sobre Storytelling?
Você gostaria de escrever textos (legendas, emails, mensagens, etc) que trouxessem muitas respostas, bombassem seu engajamento e suas taxas de aberturas? Vou te ajudar e entender como o Storytelling conecta.
Então, você precisa descobrir como usar o Storytelling em sua comunicação com seu público.
Porque é o seguinte, provavelmente, quando você abre o seu email você se depara com uma caixa de entrada lotada e fica até difícil de distinguir os que são importantes, interessantes e inúteis.
Isso também acontece com as pessoas que você está tentando alcançar.
Agora a grande diferença é que você está do outro lado e foi você que investiu tempo, esforço e talvez até dinheiro pra fazer aquela mensagem chegar às pessoas que provavelmente não irão abri-la ou lê-la.
E se eu te dissesse que existe uma técnica que pode mudar o seu jogo e te tirar dessa competição entre as várias mensagens que seu público recebe?
Não só tirar da competição, mas fazer seu público ficar esperando por mais mensagens, emails, postagens, etc.
Essa técnica é o Storytelling, e vou te explicar aqui o que é, como utiliza-lo e algumas técnicas que vão te fazer melhor que seus concorrentes.
O que é Storytelling?
A definição básica e direta do original (inglês) seria contar histórias (story= história; telling= contar). Se você procurar, é possível encontrar diversas definições para esse termo, o que pode até ser confuso, mas, a tradução direta já nos dá uma explicação do que se trata.
Essa técnica não possui nada de novo e nenhum “aha moment,” mas, se aplicada da maneira correta pode engajar o seu leitor (cliente em potencial) de uma maneira que ele se torne fiel à sua marca antes mesmo de se tornar cliente. E é isso que traz o brilho da técnica.
Por que funciona?
“Todos nós buscamos por histórias todos os dias. Assistimos programas de televisão, filmes, lemos livros e jornais para encontrar enredos de histórias. Até mesmo músicas e propagandas contam histórias,” disse Neil Patel.
No cotidiano, histórias pessoais e fofocas somam 65% do conteúdo de nossas conversas.
Não tem como escapar. Histórias são parte da nossas vidas e estamos constantemente associando o que acontece com histórias já contadas ou com narrativas em nossas mentes. Nossas mentes são programadas para responder ao Storytelling.
Sendo assim, a técnica de Storytelling faz sua marca e sua comunicação penetrar a vida cotidiana com um recurso que já é normal de se consumir no dia-a-dia.
Se você conhece seu público muito bem, fica fácil de criar uma narrativa que vai fazê-lo se identificar de maneira rápida, além de aproximar-lo com elementos da realidade dele dentro da sua história.
Como fazer Storytelling conectar?
Vou te dar 3 dicas de como contar histórias de maneira mais efetiva.
Só pra deixar claro, não estamos falando apenas de histórias de ficção. O Storytelling pode ser aplicado também em histórias de não-ficção, como histórias de seus clientes, depoimentos, personagens do seu dia-a-dia, história da sua marca, seus ideais, valores, etc.
1. Use metáforas. Foi comprovado cientificamente que quando usamos metáforas ativamos a parte sensorial do cérebro, diferentemente de quanto descrevemos diretamente o objeto ou ação. Quanto mais vívido/ instenso, mais envolvente. Veja o exemplo:
2. Seja direto. Apesar de algumas narrativas exigirem mais contexto e explicações, não dê voltas no seu conteúdo. Vá direto ao ponto o mais rápido o possível. Seu leitor não tem horas reservadas para ler seu conteúdo. Você deve sempre pensar que vai encontra-lo em um corredor do prédio onde ele trabalha e tem apenas alguns segundos ou minutos pra comunicar tudo que ele precisa saber para se interessar por você.
Estruture o que você vai escrever e comunicar antes de começar a escrever para ser o mais preciso possível.
3. Escreva sempre. O domínio da melhor escrita vem com a prática. Não importa onde, quando ou como, escreva! Se você busca realmente escrever histórias que conectem com seu público-alvo e façam ele lhe reconhecer pelas palavras, tom e expressões você deve treinar incansavelmente e consumir conteúdos verozmente.
Não tem problema suas primeiras histórias intencionais não serem de altíssima qualidade e não engajar tão bem com o público. Entenda que o tempo e a prática serão essenciais para isso.
Próximos passos?
Se você gostou desse assunto e o vê como grande aliado da sua estratégia de comunicação, estude mais, se aprofunde, busque referências, coloque em prática e você verá o storytelling conectando com sua audiência.
Existem mais do que as 3 dicas que apresentei por aqui, mas, acredito que elas já serão suficientes para incentivar você a começar.
Todos os textos que você usar na comunicação da sua merca devem contar histórias e conectar pessoas. Nunca se esqueça disso.
Gostou de ler “Como o Storytelling conecta”? Deixa um comentário aqui sobre a sua opinião pra trocarmos ideias.
Leia também “Boas Vindas aos empreendedores.”
Comentários